quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sabão reciclado.












Para conscientizar a população e evitar que o óleo de cozinha seja jogado no lixo comum, agentes passam em cada domicílio recolhendo o material e trocando-o por sabonete.
Em parceria com o Instituto Triângulo, a Bunge Alimentos colabora com o projeto "Vamos trabalhar para cuidar do Meio Ambiente", que prega a conscientização ambiental, o consumo consciente e a inclusão social na sociedade.

Analisando as diretrizes estabelecidas pela Agenda 21, o Instituto percebeu que a forma como o óleo de cozinha era jogado fora (pelo ralo) poderia provocar graves problemas à natureza. Para contorná-los - e conscientizar a sociedade -, concluíram que seria mais efetivo passar de porta em porta nos domicílios explicando como pequenas mudanças no dia-a-dia podem ajudar na questão ambiental.
Como o Instituto se preocupa também com a reutilização de materiais, os agentes passam nas casas e recolhem o óleo de cozinha usado, encaminhando para reciclagem na usina da própria ONG. Lá, o produto é processado para se tornar em sabão ecológico, que é vendido para a população e as empresas parceiras, garantindo a sustentabilidade das equipes e da usina.
Os agentes conscientizam a sociedade e recolhem outros produtos além do óleo de cozinha. As pilhas e baterias usadas - que, se jogadas no lixo comum, podem contaminar o solo dos aterros - são encaminhadas para uma reaproveitadora. As roupas e calçados são selecionados e distribuídos entre a população carente por meio de bazares beneficentes.
O foco da ação é o Grande ABC, em São Paulo. A meta da parceria entre o Instituto e a Bunge é atingir 270 condomínios em um ano, o que equivale a aproximadamente 22 mil famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário