terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dicas para Salvar o Planeta


Greensense separou 52 dicas ecológicas que são pequenas ações que todos nós podemos colocar em prática. Assim, ajudaremos a salvar o planeta! Das quais 10 estão expostas aqui e o restante no site http://www.greensense.com.br/ecologia/dicas-para-salvar-o-planeta. Leia e não perca tempo em ajudar a cuidar daquilo que é necessário para sua sobrevivência!!!!!!!

1-COZINHE MAIS EM PANELA DE PRESSÃO: Você pode cozinhar tudo em panela de pressão (feijão, arroz, carne, peixe, macarrão etc.), de forma rápida e economizando 70% do gás.

2-TAMPE SUAS PANELAS AO COZINHARA: o tampar as panelas, você aproveita o calor que se perderia no ar.

3-COZINHE EM FOGO MÍNIMO: A comida não cozinha mais rapidamente com fogo alto, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum.

4-ANTES DE COZINHAR, RETIRE TODOS OS INGREDIENTES DA GELADEIRA: Evite abrir e fechar a geladeira constantemente. Essa atitude desperdiça muito mais energia.

5-FAÇA USO DE GARRAFA TÉRMICA: Ao invés de abrir a geladeira o tempo todo, use uma garrafa térmica de 2 ou 5 litros com bastante gelo. A temperatura da água fica conservada o dia inteiro e você economiza energia.

6-COMA MENOS CARNE VERMELHA: A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. O mau cheiro que eles exalam é metano, um gás inflamável e poluente. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma enorme quantidade de água. Cada 1 kg necessita de 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango consome 10 litros.

7-MANTENHA O MESMO APARELHO DE CELULAR: Os celulares utilizam derivados de petróleo em suas peças e materiais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes, sua produção é feita utilizando mão-de-obra barata de países em desenvolvimento. Evite a troca constante. Se o problema for bateria, considere o custo/benefício de trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta.

8-USE MAIS VENTILADOR AO INVÉS DE AR-CONDICIONADO: Um ventilador de teto, por exemplo, gasta 90% menos energia se comparado a um ar-condicionado. Portanto, sempre que possível, use mais o ventilador. Uma outra alternativa é combinar o uso dos dois. Regule seu ar-condicionado no mínimo e ligue o ventilador de teto.

9-LIMPE OU TROQUE OS FILTROS DE SEU AR-CONDICIONADO: Um ar-condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

10-USE SOMENTE PILHAS E BATERIAS RECARREGÁVEIS:

Elas duram anos e podem ser recarregadas em torno de 1.000 vezes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário