segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aquecimento Global. O que é isso? Como evitar?





Por: ANA PAULA OLIVEIRA


O fenômeno que chamamos de aquecimento global refere-se ao aumento na temperatura média da Terra. Mudanças na temperatura média, tanto para cima quanto para baixo, fazem parte da história do nosso planeta. Porém, como agora essa mudança se deve às ações agressivas do ser humano contra o ambiente, essa mudança está acontecendo muito rapidamente.  E Somente nós os homens é quem podemos mudar isso, desacelerar esse aquecimento para que nossos filhos e netos possam conhecer as mesmas belezas que um dia conhecemos. E pensando em maneiras de se reverter essa situação catastrófica para qual nosso planeta vai se encaminhando é que se pensa em idéias a cada minuto e segundo para não deixar de desfrutar das facilidades que temos no mundo atual sem destruir o pouco que nos resta de nosso planeta. São as chamadas “idéias sustentáveis”.

Veremos algumas delas:



Células Solares Impressas 

A Nanosolar (Palo Alto, CA), produz células solares através da impressão em rolos de painéis flexíveis. Uma fina camada de um nano-pigmento, capaz de absorver energia solar, é impressa em folhas de metal. Desta forma, os painéis podem ser produzidos custando cerca de um décimo do custo de um painel tradicional e a uma velocidade de centenas de folhas por minuto.
          É um revestimento maleável que pode ser facilmente distribuído pelo telhado de uma casa e que converte energia solar em energia elétrica. Esta inovação promete resolver o grande problema na utilização da energia solar, que é seu alto custo.
          A Nanosolar não utiliza silício e o processo de fabricação permite a criação de células tão eficientes quanto as células comerciais mais comuns por cerca de 30 centavos de dólar por watt. Uma célula tradicional chega a ser produzida ao custo de 3 dólares por watt. 
          Para se ter uma idéia do potencial dessa nova tecnologia, o governo da Califórnia dará incentivos fiscais para que sejam instalados 100.000 tetos solares por ano, pelos próximos dez anos (o estado conta atualmente com 30.000 tetos solares). 
          Mais detalhes sobre o produto podem ser vistos no site da revista Popular Science que disponibiliza uma apresentação em slides sobre a fabricação do painel.
 http://www.popsci.com/popsci/flat/bown/2007/green/item_59.html





Coletores solares infláveis: energia solar com baixo custo
Fonte: http://ecotecnologia.wordpress.com  


 A empresa CoolEarthSolar desenvolveu um sistema de coleta de energia solar que utiliza componentes fotovoltaicos tradicionais mas substitui os espelhos rígidos, feitos de alumínio polido, por coletores infláveis feitos com um filme metalizado como elemento concentrador de luz. Segundo a empresa, os balões teriam um custo 400 vezes menor do que os espelhos tradicionais. 






 

LED 

Fonte: http://planetasustentavel.abril.uol.com.br 
 Os LEDS são componentes semicondutores que convertem energia elétrica diretamente em luz luz de alta intensidade. São compactos, altamente eficientes e econômicos, possuem baixo custo de manutenção (vida útil de 50.000 horas), acendimento instantâneo e resistência a variações de temperatura e vibrações.
 Há um problema, contudo: a lâmpada LED ainda custa mais caro, apesar do seu preço vir caindo pela metade a cada dois anos. 
Abaixo temos fotos e links de três empresas que comercializam lâmpadas para iluminação interior feitas de leds. 




 Lanternas sem pilhas



          São lanternas que possuem um dínamo interno carregado por  gatilho ou manivela. Dispensam totalmente o uso de pilhas ou baterias.                                        

já existem modelos que utilizam leds, ou seja, suas lâmpadas possuem grande durabilidade (cerca de 50.000 horas de uso).






Cafeteira Italiana
Fonte: http://mudeomundo.com.br






criada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti, a cafeteira italiana apresenta diversas vantagens em relação as atuais:
. Como dispensam filtros, sua utilização gera menos resíduos e gastos;
. São feitas quase inteiramente de alumínio, material altamente reciclável;
. Sua técnica utiliza pressão, imitando o funcionamento de uma máquina de espresso, e com isso consegue um café mais encorpado e aromático usando menos pó;
. Vão direto ao fogão, sem consumo de energia elétrica;
. Seu design simples e robusto - ao total são somente 9 componentes - garante a durabilidade e uma cadeia produtiva mais eficiente (menos cabos, menos componentes elétricos, menos botões. E a ausência de vidro é garantia de menos embalagem de proteção durante o transporte);
. Pode durar toda uma vida, considerando a troca esporádica do selo interno de borracha;
. Os diversos diversos tamanhos disponíveis permitem que você escolha o mais adequado às suas necessidades ou estilo de vida;
. É um produto que dificilmente ficará obsoleto (diferentemente de algumas cafeteiras que são verdadeiros “gadgets”), prova disso é que seu design se mantém praticamente intacto desde a concepção em 1933.


Chuveiro de Névoa: um conceito para economia de água e energia 
Fonte: http://ecotecnologia.wordpress.com/




          O brasileiro João Diego Schimansky, da PUC do Paraná, foi um dos oito finalistas da competição “Design Lab” criada pela Electrolux aberta a todos os estudantes de design do mundo. O tema deste ano foi sustentabilidade aplicada aos utensílios da casa do futuro. O conceito criado por João foi o “Fog Shower” ou Chuveiro de Névoa. O chuveiro do futuro consome apenas dois litros de água durante um banho de cinco minutos. Os chuveiros eficientes utilizados atualmente utilizam cerca de 26 litros d’água durante o mesmo tempo. 
          O “banho” é realizado a partir de uma névoa de vapor d’água aquecido. Este conceito economiza, ao mesmo tempo, água e energia necessária para aquecê-la.





Sanitário eficiente 
Fontes: http://ecotecnologia.wordpress.com ehttp://www.popsci.com/



.....................................................
       


 O uso das descargas, de modo geral, consome grande quantidade de água de ótima qualidade. As mais novas, de caixa acoplada, consomem cerca de 6 a 8 litros por descarga. As mais antigas, com caixa de parede, chegam a consumir até 20 litros em um único uso.
já existem dois modelos de sanitários eficientes que reaproveitam a água da pia para a descarga: um mais complexo com sistema de coleta e armazenamento e outro, mais compacto, no qual a pia fica sobre a caixa acoplada da descarga.
          Para quem se interessar em construir ou adaptar uma pia ao seu sanitário, o siteInstructables apresenta os 8 passos principais.

Reciclando Água
Fonte: www.casaecondominio.com.br

A Mizuno trouxe do Japão uma nova tecnologia no tratamento de esgotos. Trata-se do Sistema Modular de Tratamento de Esgotos. Segundo a empresa, com a utilização do produto é possível obter-se uma redução de até 50% no consumo de água, por meio da reutilização do esgoto, tratado pelo equipamento por um processo biológico..
          O sistema permite o reuso da água , que após o tratamento, retorna com um índice de 95% de pureza , em descargas, limpeza doméstica e industrial e irrigação agrícola, imprópria apenas para consumo humano. A instalação do produto é recomendada a residências, condomínios, empresas/indústrias, hotéis e áreas que não são servidas por redes públicas de saneamento. "Os Sistemas Modulares de Tratamento Local de Esgoto dispensam altos investimentos de implantação e custos com obras de alvenaria.
          Podem ser instalados sobre ou sob o solo em áreas depois passíveis de utilização como jardim ou estacionamento", explica Fabiano Pezzo, gerente geral da Mizumo .
          Em um ano, a empresa já desenvolveu mais de uma centena de projetos. O produto não requer manutenção e sai de fábrica com cinco anos de garantia.
Tel: (014) 3452-5984
http://www.mizumo.com.br/




Tijolo Ecológico
http://www.mundosustentavel.com.br e http://www.tijol-eco.com.br/ 

 Matéria-prima presente em praticamente todas as construções nacionais, independente do seu tamanho ou custo, o tijolo tradicionalmente precisa ser cozido em fornos e esse processo demanda a queima de uma enorme quantidade de lenha (aproximadamente 5 árvores para cada milheiro de tijolos produzidos). Sua produção gera, portanto emissões e desmatamento. 

          O tijolo de solo cimento ou tijolo ecológico é um bloco de terra comprimida, moldado para um perfeito encaixe, dispensando massa ou qualquer tipo de acabamento para seu assentamento (usa-se apenas impermeabilizante). É feito a partir do solo da própria fábrica ou resíduos de pedreiras e cimento. Sua utilização reduz drasticamente os custos, o tempo de construção e o desperdício de material. Poderia, inclusive, ganhar também o apelido de tijolo inteligente.


O Forno Solar 
Por Artur Louback 
Fonte: Revista Mundo Estranho 


        






          Ele não usa gás, nem lenha, nem energia elétrica: o calor que cozinha o alimento vem diretamente do sol, cujos raios multiplicam-se ao encontrar as superfícies espelhadas do forno. 
          Claro que, apesar de atingir temperaturas surpreendentes, possibilitando assar um bolo em uma hora e meia, o forno solar é totalmente dependente da condição climática e, portanto, não dá para achar que um dia todas as pessoas terão um casa.
Mas, em regiões pobres, principalmente na África, onde o sol é constante e a lenha responde por quase 100% da energia consumida, os fornos solares podem provocar uma verdadeira revolução.
          E o melhor é que cada pessoa pode construir o próprio forno solar, gastando quase nada. O modelo mais simples, tipo painel, é feito com um pedaço de papelão, revestido com algum papel laminado. Em 1990, a associação internacional Solar Cookers distribuiu fornos desse tipo a 28 mil famílias no Quênia e, oito anos depois, constatou que cerca de 20% delas ainda usavam os painéis como equipamento principal da "cozinha". Quase 6 mil famílias, que estariam queimando lenha, adotaram a cozinha sustentável. 

Biodigestores domésticos 
Fonte: http://ecotecnologia.wordpress.com 

  O AIDG (Appropriate Infrastructure Development Group), através da educação e do desenvolvimento de negócios, promove o uso de tecnologias sustentáveis que melhoram a qualidade de vida em países em desenvolvimento. O grupo tem identificados diversas tecnologias sustentáveis que podem ser feitas localmente, com “eco-engenherios” locais. Uma das tecnologias que o AIDG está promovendo na Guatemala é o uso de Biodigestores. 
          Os biodigestores fazem uso da energia que está naturalmente presente nos resíduos gerados por animais e lixo doméstico. Quando esses produtos se degradam, eles geram metano, um poderos gás que pode ser aproveitado para a geração de energia. Os biodigestores capturam o metano antes que ele se torne um problema e o armazena para posterior aproveitamento, como o uso em aquecimento de ambientes ou como gás de cozinha. 
          Desta forma, os biodigestores podem ser um substituto sustentável ao propano, ao querosene e à madeira. Para aquelas famílias que necessitam comprar seu combustível, o digestor pode significar uma economia de centenas de dólares todo ano. Além disso, o biodigestor é também uma fonte de fertilizante orgânico de alta qualidade. Bactérias causadoras de doenças, como a E. Coli, são mortas dentro do digestor. 
          A introdução desta tecnologia simples reduz o impacto sobre as florestas naturais, produz fertilizante gratuito de ótima qualidade, reduz mortes de recém-nascidos devido a E. Coli, melhora a saúde e ainda economiza dinheiro.




Diversificação no uso das garrafas PET recicladas
Fontes: http://www.canalciencia.ibict.brhttp://www.textilia.net e machina56.wordpress.com


           A reciclagem das garrafas PET, além de reduzir os graves problemas gerados com  seu descarte indiscriminado no meio ambiente, também possui forte apelo social, pois sua coleta e reciclagem agrega milhares de trabalhadores organizados em cooperativas ao longo do país, garantindo seu sustento.
          Existem duas linhas de produtos utilizando PETS reciclados como matéria-prima que estão alvoroçando o mercado: móveis e tecidos feitos com fibras de PET.

Estruturas de móveis feitas com garrafas PET:
 


Faça sua parte você também



É compartilhada por todos nós a noção de que, nas grandes tragédias, as pessoas têm a tendência de se unirem e trabalharem em conjunto. O Aquecimento Global é uma tragédia anunciada.
     Precisamos aprender a nos unir e a trabalharmos em conjunto antes que as tragédias se concretizem.
O Planeta Agradece!











Um comentário:

  1. Vocês poderiam me passar um e-mail para contato?
    Gostaria de saber como foram unidas as garrafas PETs no banco feito com elas.

    Meu e-mail é joelrodrigo.88@gmail.com.

    Obrigado

    ResponderExcluir