sábado, 7 de novembro de 2009

Projeto de Educação Financeira nas Escolas

O que é?

Consiste em implatar um projeto de educação financeira em escolas com o objetivo de preparar as crianças, desde as primeiras séries do ensino fundamental, para uma melhor administração do dinheiro na fase adulta.

Objetivos:
Preparar crianças e adolecentes para a melhor administração de suas finanças na fase adulta e maior tranquilidade na terceira idade.

Como vai funcionar?
O primeiro primeiro contato com os conceitos de finanças será através de jogos educativos (Banco Imobiliário), onde os alunos irão desenvolver habilidades de compra e venda, pagamento de impostos, aluguéis, entre outros gastos comuns da vida adulta. Desta forma a crianças passa a entender, mesmo que de forma subjetiva, como funciona o fluxo do dinheiro e a necessidade de poupá-lo. Em séries mais adiantadas é possível começar a inserir outros conceitos de finanças através de problemas de matemática básica. Por exemplo, ao invés de desenvolver um problema matemático utilizando conceitos como comer, perder e ganhar, utiliza-se conceitos financeiros, como comprar, vender, endividar e lucrar. É uma simples mudança que pode preparar a criança para lidar melhor com esses conceitos, que no futuro serão inevitáveis. Apartir do momento que o aluno torna-se adolecente e passa a ganhar seu próprio dinheiro, seja em forma de mesada ou salário, já é possível trabalhar a educação financeira de forma mais prática, onde é ensinado fatores econômicos e financeiros, como taxa de juros, alternativas de investimento, aposentadoria, previdência, segurança e a importância de um planejamento financeiro de modo geral.

Postado por: Rafael Vieira Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário