quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Segunda sem carne: impastos ambientais

Impastos ambientais


  • No relatório Longa Sombra sobre a Pecuária a ONU conclui que a indústria da carne gera aproximadamente 40% mais gases de efeito estufa do que todos os carros, caminhões, veículos utilitários, navios e aviões combinados do mundo. O relatório afirma que a devastação causada pela indústria da carne é "um dos dois ou três mais significativos fatores que contribuem para os mais graves problemas ambientais, em qualquer escala do local ao global".
  • Pesquisadores da Universidade de Chicago determinaram que mudar para uma dieta vegana (que não inclui carnes, nem ovos e nem laticínios) é cerca de 50% mais eficaz em contrapor mudanças climáticas do que trocar um Prius por um carro americano. E de acordo com o Live Earth Global Warming Survival Handbook, "não comer carne" é " a coisa mais simples e eficaz que se pode fazer para reduzir a pegada de carbono".
  • Físicos da Universidade de Chicago estimam que cortar em 20% o consumo de carne (que seria o equivalente a adotar a campanha Segunda sem Carne) diminuiria as emissões de efeito estufa de forma tão dramática quanto se todos os estadudinenses mudassem para um veículo mix ultra-eficiente.
  • De acordo com o Environment Defense Fund, se cada estadudinense deixar de comer carne somente uma ve por semana, as emissões que seriam econimizadas seriam o mesmo que retirar mais de 5 milhões de carros das ruas.
  • Restam hoje, em todo o planeta, apenas 22% da cobertura florestal original. A Europa Ocidental já perdeu 99,7% de suas florestas primárias; a Ásia, 94%; África, 92%; Oceania, 78%; América do Norte, 66%; e América do Sul, 54%. No caso específico da Amazônia brasileira, o desmatamento que era de 1% até 1970 pulou para quase 15% em 1999 – em quase 30 anos, uma área equivalente à França foi desmatada na região. (Greenpeace)
  • O Brasil é o quarto maior emissor mundial de gases do efeito-estufa (GEE), principalmente por causa do desmatamento e das queimadas na Amazônia. A destruição das florestas tropicais é responsável por cerca de 20% das emissões globais de GEE. Zerar o desmatamento é a maneira mais rápida e econômica de combate às mudanças climáticas e proteger a biodiversidade. (Greenpeace)
  • Segundo o próprio ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, 80% do desmatamento da Amazônia se deve à criação de bovinos. Parar de comer carne é uma das maneiras mais simples e eficazes para combater a destruição da floresta amazônica.
  • O Brasil é líder de mercado nas exportações de carne bovina. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o país vendeu de janeiro a dezembro de 2004 1,9 milhão de toneladas. A Austrália, segunda colocada no ranking, exportou 913 mil toneladas. Em valores, o Brasil exportou o equivalente a US$ 2,5 bilhões, cerca de US$ 1 bilhão a mais do que as vendas realizadas em 2003. 

Postado por Rosimeri Farias

Para Administrando Verde


Fonte: http://www.svb.org.br/segundasemcarne/

Nenhum comentário:

Postar um comentário