sábado, 7 de novembro de 2009

projeto IATEL - Instituto de Audição e Terapia da Linguagem

O Projeto IATEL, uma iniciativa da SUCESU-SC, é um Projeto de Inclusão Digital para Surdos, em Florianópolis, que viabilizou, junto com parceiros, a criação de uma sala de treinamento em Informática para aqueles alunos, e na ABADA, em Blumenau, projeto semelhante para surdos daquele Instituto. O laboratório do IATEL foi inaugurado no dia 6 de agosto de 2002, com fixação de uma placa inaugural, com os nomes de todos os parceiros envolvidos.


Um projeto para inclusão digital de surdos

Um grande número de pessoas em todo o mundo tem algum tipo de deficiência física, mental ou sensorial, que limita sua habilidade para as atividades diárias. Não existem dados precisos sobre a quantidade de indivíduos neste contexto, apenas percentuais estimados, como o da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, a utilização deste percentual revela que 10% da população, perfazendo um total de 14.500.000, compõe-se de pessoas portadoras de deficiência.


Durante muitos anos os portadores de deficiência viveram à margem da sociedade. Mais recentemente observa-se uma conscientização respaldada por novas atitudes de ordem governamental ou de parte de outras organizações, visando habilitar os portadores de deficiência a um ritmo de vida mais normal. No entanto, os números ainda retratam um grande grupo imerso na exclusão social.

Um dos problemas mais críticos enfrentados pelos portadores de deficiência, diz respeito à sua formação profissional, como base para a inserção no trabalho e a integração social. A imprecisão de dados que quantifiquem o número de trabalhadores portadores de deficiência e os que participam ou teriam participado de programas de qualificação profissional demonstra a seriedade deste problema. Segundo os dados inicialmente levantados pelo Instituto de Audição e Terapia da Linguagem - IATEL, estima-se que 1,2% deste número é constituído por pessoas que portam algum tipo de deficiência auditiva.

Dessa forma tem-se, então, um número significativo de deficientes auditivos, a justificar a necessidade e a importância do desenvolvimento de ações, no sentido de possibilitar a essa comunidade a oportunidade de incluir-se social e profissionalmente no ambiente da sociedade e das organizações.

Na busca de alternativas de reconhecimento dos surdos como cidadãos, pode-se afirmar que a aquisição de conhecimento é, sem dúvida alguma, a que mais condições oferecem. Uma das formas que apresentam maior viabilidade e maior potencialidade de inserção se dá através da informática, onde se possibilitará ao surdo pleno acesso ao mundo que o rodeia e ao qual pertencem.

O presente projeto, que objetiva a inclusão social e profissional através da inclusão digital, pretende, inicialmente e em caráter de experiência piloto, atingir um grupo de surdos de aproximadamente 100 pessoas, devidamente cadastradas no IATEL, em Florianópolis, por meio da realização de cursos de informática especiais.

Após a execução desse projeto e da respectiva avaliação de seus resultados, onde poderá ser comprovada a eficiência dessa experiência, pretende-se disseminar a metodologia utilizada para outras instituições, de forma que possa ser atingido o grande contingente populacional de surdos deste País.

Parceiros

1. Instituto de Audição e Terapia da Linguagem - IATEL

2. Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de SC - SUCESU-SC

AGC Marketing

Brasil Telecom

Celesc

Dígitro

Domo Soluções

Idennop

Legaliza

Local X

Microsoft

Paradigma

Postmix / Copyflo

Tractebel

Conheça mais sobre o IATEL

Site: www.iatel.org.br

E-mail: iatel@iatel.org.br

Fone: 48 3225-6955

Fonte : site Sucesu

Um comentário:

  1. Sabrina, o site da IATEL existe ou está fora da internet? grato. Milton Gonçalves

    ResponderExcluir